A Nefrologia é uma especialidade médica dedicada ao diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, principalmente relacionadas ao rim. Confira o vídeo abaixo para saber mais sobre a especialidade:
Os rins são órgãos de extrema importância para o corpo. Eles são responsáveis pela produção da urina, regulam eletrólitos e água e mantêm os equilíbrios da pressão arterial, garantem a filtragem do sangue e o bom funcionamento de todos os órgãos.
Por condições genéticas ou hábitos do dia a dia, além de casos de saúde em outros órgãos, os rins estão susceptíveis a doenças variadas e formação de cálculos (pedras), casos que se manifestam através de cólicas, dor nas costas e alterações no sistema urinário.
A primeira consulta com um nefrologista pode ser por indicação de médicos de outra especialidade como o urologista, ginecologista ou clínico geral. Geralmente as indicações ocorrem quando o paciente chega com queixas quanto à dor na região dos flancos, cólicas, dor ao urinar e alterações na urina (cor, cheiro, volume e presença de espuma ou sangue). Claro, é possível procurar este profissional diretamente, caso o paciente conheça bem seu corpo e os sintomas das doenças renais.
O relacionamento com o nefrologista pode ser por um longo prazo, considerando que o paciente irá voltar ao consultório por mais algumas vezes entre o diagnóstico e o acompanhamento do tratamento
As doenças renais são diversas, podendo surgir com menor ou maior gravidade. Assim, o tratamento quanto a elas vai desde o uso de medicamentos próprios até a necessidade de realizar cirurgias ou a nefrectomia (retirada do rim).
A principal doença tratada pelo nefrologista é a insuficiência renal, que ocorre quando o paciente tem as funções básicas realizadas pelos rins comprometidas. A insuficiência pode ser aguda, quando os rins deixam de funcionar adequadamente por algum tempo, em função de uma lesão, por exemplo, ou crônica, quando a perda das funções ocorre de maneira gradual e permanente.
Mas existem ainda outros tipos de doenças, cujo tratamentos ficam sob os cuidados do especialista em nefrologia, como complicações renais de doenças autoimunes, hipertensão arterial, infecção urinária, cálculo renal de repetição, além de alterações dos sais minerais do sangue e do metabolismo ácido básico, entre outras.
Outras funções muito importantes do médico nefrologista são o acompanhamento e tratamento dos pacientes que, devido ao avançado estado de insuficiência renal, são obrigados a fazer hemodiálise e ainda os cuidados aos pacientes após a realização de um transplante renal.
A cirurgia do transplante é realizada pelo urologista, mas é o nefrologista que indica o transplante, prepara o paciente, escolhe o doador, em caso de doador vivo, e é responsável pelos cuidados no período pós cirúrgico.
Quando o paciente procura o nefrologista para uma visita de rotina, algumas perguntas são feitas. Por exemplo: histórico de doenças no rim na família, como é a alimentação, profissão, se faz uso de remédios, etc. Além disso, o médico pode pedir exames para ver se está tudo certo. Esse tipo de consulta é muito importante e evita muitas doenças e problemas, como o câncer de rim.
Por outro lado, se o paciente procurou o médico para falar de algum sintoma, a consulta será voltada para isto. Da mesma forma como ocorre na consulta regular, o médico vai fazer perguntas sobre a vida da pessoa. Em seguida vai analisar os sintomas descritos e tentar achar a sua causa. Assim, pode pedir exames para fazer uma melhor avaliação.
Após analisar os sintomas e o resultado dos exames, o médico vai iniciar o tratamento da doença. Além disso, pode indicar que seu paciente procure outros médicos e até pedir para que ele mude seus hábitos na alimentação.
Quais são os principais exames pedidos pelo Nefrologista?
Um nefrologista tem a função de prevenir doenças renais e ajudar no diagnóstico e tratamento de doenças do trato urinário. Assim, é preciso realizar alguns exames para diagnosticar corretamente alguma doença, caso o paciente esteja com dor ou outro sintoma. Dependendo dos indícios, o médico pode pedir um exame de sangue e de urina para iniciar a análise.
Com esses exames, é possível mensurar a creatinina, uréia, glicose, proteína, hemoglobinas, hemácias, leucócitos ou cristais. Com esses dados, é possível diagnosticar uma inflamação, identificar bactérias, diabetes e hipertensão arterial.
O nefrologista também pode realizar ultrassonografias para aferir tamanho e forma dos rins e realizar biópsia renal em caso de cistos ou outras alterações.
De certa forma, as duas especialidades se complementam muito, uma vez que (muitas vezes por desconhecimento) os pacientes procuram o urologista no início de uma queixa quanto a cólica renal ou infecções urinárias. Quando melhor investigada, a queixa se mostra uma disfunção renal e é então encaminhada para o nefrologista.
O nefrologista se diferencia pela maior especialização quanto ao rins, sendo o profissional essencial no processo de diagnóstico de cálculos, lesões, tumores, insuficiência renal e até casos para transplante do órgão.
Boa parte dos problemas nos rins se manifestam principalmente a partir da idade adulta, entre homens e mulheres. Todos devem ter uma atenção especial quanto a possíveis sintomas para encontrar um bom médico rapidamente e seguir para o diagnóstico.
Dentre as diversas atividades do especialista em Nefrologia, se destacam o diagnóstico e o tratamento de infecções urinárias, nefrites, pedra nos rins, doença renal crônica, doenças renais císticas e etc. Veja abaixo algumas categorias:
Caso tenha alguma dúvida sobre nossas consultas, agendamentos e tratamentos, entre em contato!